segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Combata o sedentarismo com boxe

Praticar boxe trabalha reflexo, agilidade, queima calorias e melhora o condicionamento físico O boxe é uma ótima opção para quem quer queimar calorias, manter o corpo saudável, trabalhar músculos, respiração, concentração, resistência e condicionamento físico. O exercício é moda nas academias e garante que as tensões do dia-a-dia sejam liberadas a cada soco.

A aula de uma hora gasta até 1200 calorias com a seqüência de golpes e aquecimento. Tudo começa com o aquecimento: pular corda de 10 a 15 minutos, dependendo do preparo físico de cada aluno. "Quem está com condicionamento físico melhor, faz mais tempo de aquecimento e treina em ritmo mais intenso", diz Jefferson Gloria, treinador da academia Reebok Sports Club, de São Paulo.
Com o corpo já aquecido, começa a etapa da escolinha, onde o instrutor usa protetor nas mãos enquanto o atleta dá golpes. "Essa etapa serve para corrigir a postura e treinar os socos", diz. A posição correta para o boxe é com joelhos levemente flexionados e inclinados para direita ou esquerda, mas sempre na mesma direção do tronco.

Na hora de partir para a briga, o "saltitar", tão característico do esporte, ajuda a manter o corpo aquecido, a analisar o adversário e a calcular a distância e a força a ser aplicada para que o golpe seja eficaz. O braço fica na altura do queixo para que o soco seja certeiro.

Quem bate com a mão direita gira o corpo para a esquerda, e vice-versa. Os melhores lugares - e permitidos - para bater são queixo, nariz, lateral do rosto, abdome e pescoço.

Quem não tem um adversário pode se virar com o tradicional saco, teto-solo, bonecos de borracha e push ball. O boxe praticado com um adversário é mais completo porque ensina a se esquivar de golpes. Como? Antebraços elevados na altura do rosto previnem socos e giradas laterais fogem de pancadas no abdome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário