segunda-feira, 29 de junho de 2009

SAPATEADO


Todo mundo pode sapatear
O sapateado é mais democrático do que parece. Não faz distinção de peso, sexo ou idade e ainda ajuda a emagrecer. Uma hora sapateando, em nível intermediário, queima cerca de 500 calorias. Em termos de consumo de energia, é o mesmo que praticar um esporte como a corrida ou a natação.
"Com certeza o sapateado é uma modalidade de dança muito aeróbica. Por isso, o gasto calórico é intenso", atesta a professora Flávia Scalzzo, do Studio de Sapateado Andrei Udiloff, em São Paulo.
Claro que para sair sapateando por aí com a desenvoltura de um personagem de Musical leva um certo tempo - na verdade, o suficiente para os aprendizes perceberem nas coreografias vários movimentos que já executam normalmente.


Sapatear é bom para o corpo inteiro
No campo físico, a atividade aumenta a capacidade cardiovascular, protege as articulações e trabalha os músculos inferiores, já que a dança exige mais das pernas e dos pés do que de qualquer outra parte do corpo. Assim, panturrilha, glúteos e coxas ficam em forma.
No fim, o saldo de quem sapateia é mais positivo do que os ponteiros da balança são capazes de indicar: a postura melhora, desenvolve-se força, resistência, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e velocidade, aguçando a consciência corporal. Por isso, é ideal para quem está perdendo peso e percebendo um novo corpo.
E quem sapateia ainda fica com os ouvidos afiados, pois sapatear é como tocar um instrumento de percussão - o barulho das chapinhas no solo produz uma melodia à parte, complementar à da música escolhida para embalar os passos. Por tabela, aprende-se um pouco de teoria musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário